Veja o corpo do atirador que matou 11 alunos em escola de Realengo.
Realengo: 'Se chegasse antes poderia evitar muita coisa', afirma sargento.
RIO - Um profissional que deveria estar presente nas escolas como condição básica de segurança simplesmente não existe na rede municipal de ensino. Segundo o gabinete da vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) e o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), a prefeitura não possui em seus quadros porteiros para atuarem no controle de acesso aos colégios. E um ofício da Secretaria de Educação, de julho do ano passado, ao qual o GLOBO teve acesso mostra que a quantidade de inspetores seria insuficiente: à época, eram apenas 550 para um total de 1.063 unidades.
Não podemos dizer que essa tragédia poderia ter sido evitada, mas se tivéssemos um número adequado de profissionais, um espaço escolar mais bem organizado, poderia ter sido dificultada
— Não podemos dizer que essa tragédia poderia ter sido evitada, mas se tivéssemos um número adequado de profissionais, um espaço escolar mais bem organizado, poderia ter sido dificultada. Não dá para pensar em colocar um policial na porta de cada escola, mas, sem profissionais de apoio, os colégios se transformam em alvo fácil — afirma a coordenadora- geral do Sepe, Maria Beatriz Lugão.
A Secretaria de Educação não se manifestou sobre o assunto ontem. De acordo com o vereador Paulo Pinheiro (PPS), em novembro do ano passado, a prefeitura chegou a iniciar um processo de contratação de porteiros para as escolas. Houve suspeitas de que as vagas estavam sendo loteadas através de indicação política. As denúncias geraram a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ainda em andamento.
— O contrato foi suspenso em janeiro pela própria Secretaria de Educação no mesmo dia em que a abertura da CPI foi aprovada. Agora, pretendemos elaborar propostas para que esses profissionais fundamentais sejam contratados, mas de forma correta — diz Paulo Pinheiro.
ATAQUE EM REALENGO : Atirador invade escola e deixa mortos e feridos em Realengo
INFOGRÁFICO : o passo a passo do atirador
PERFIL DO ATIRADOR : Testemunha diz que homem afirmou que faria uma palestra na escola
TRAGÉDIAS SIMILARES NOS EUA : Os maiores massacres em instituições de ensino dos EUA nas últimas décadas
FOTOGALERIA :Fotos mostram o desespero dos pais dos alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário